quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Óleo de coco - como fazer

Eu também estou tomando este óleo há um mês e posso dizer que SIM ele te deixa saciado. Tomo logo cedo e até as 11 h não fico com fome como ficava antes. Claro que me alimento, mas se aquela necessidade voraz de antes!
Eta reportagem abaixo mostra que além da redução da circunferência badominal, este óleo virgem ajuda a regular outros pontos.

O óleo de coco é uma das substâncias mais comentadas do momento. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, adicionaram o óleo de coco virgem a bolinhos, consumidos por voluntários. O estudo mostrou que aqueles que ingeriram os bolinhos emagreceram além do esperado. Na região do abdômen, a perda de centímetros foi sete vezes maior, quando comparada ao grupo que não incluiu o óleo de coco na rotina alimentar.

A nutricionista Adriana Castro, da clínica Club Corpus, explica que “a gordura de coco é capaz de gerar calor e queimar calorias, favorecendo a perda de peso”. O médico Guilherme Giorelli, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) lembra que “o óleo também é indicado para diminuir os triglicérides e o mau colesterol (LDL), aumentar o bom colesterol (HDL) e por sua característica anti-inflamatória”.

A seguir, confira as dicas dos dois especialistas para consumir o óleo de coco:

1 - Quantidade ideal

Para quem deseja emagrecer, a nutricionista Adriana Castro aconselha a ingestão de até quatro colheres de sopa por dia. “Essa quantidade diminui o apetite e favorece a perda de peso, já que eleva o gasto energético do organismo. Quem segue dietas com restrição de gorduras deve começar com uma dose de meia colher de sopa ao dia e aumentar o consumo gradualmente”, pondera. Ela reforça que o óleo de coco não é um medicamento e, sim, um alimento complementar. Sendo assim, é preciso consumi-lo todos os dias para perceber os benefícios.

2 - Combinação com outros alimentos

Segundo Adriana, “o óleo de coco virgem tem sabor agradável e pode ser consumido puro. Ele também não altera o sabor de outros alimentos, o que permite usá-lo em substituição ao óleo de soja ou canola, e ainda misturá-lo em sucos e vitaminas, como tempero para saladas ou na receita de bolos e doces”. O nutrólogo Guilherme Giorelli completa: “Nas refeições ricas em carboidrato, o óleo de coco virgem pode diminuir o índice glicêmico da refeição, deixando o prato mais saudável”.

3 - Óleo de coco e o óleo de coco virgem

É importante ressaltar que os benefícios estão no óleo de coco virgem. “O óleo de coco é dividido em duas categorias: refinado e virgem. A versão refinada é obtida a partir do coco seco, chamado de copra, e não mantém suas propriedades benéficas. O óleo de coco virgem é obtido, por processos físicos, a partir de cocos frescos. O alimento passa pelas etapas de prensagem e filtração, preservando seus fitoquímicos naturais”, diz Adriana Castro. A nutricionista informa que o óleo virgem pode ser preparado em casa.

4 - Cápsulas de óleo de coco virgem

Guilherme diz que “as cápsulas de coco ainda necessitam de estudos clínicos para comprovar sua ação benéfica”.

Como fazer óleo de coco virgem:

Ingredientes:
- Dois cocos de casca marrom maduros, com muita água
- Três xícaras (chá) da água dos cocos
- Pano (filó ou fralda) para filtrar
- Jarra de vidro ou plástico
- Vidro de boca larga com tampa
- Liquidificador
- Garrafa PET limpa (de água mineral)

Modo de preparo:

- No liquidificador, junte três xícaras (chá) de água do coco e a polpa de dois cocos picados.

- Bata por dois ou três minutos no liquidificador, até obter um creme liso. Se ficar muito denso, complete com água filtrada até alcançar uma consistência fina e uniforme.

- Use o tecido para espremer o creme, retirando todo o leite do coco. O bagaço pode ser congelado e reservado para compor receitas de bolos e doces. O leite deve ser transferido para uma jarra de vidro ou plástico. Cubra-a e deixe descansar por 48 horas em local escuro.

- Após 48 horas, transfira o líquido para uma garrafa PET (de água mineral) e deixe em local sombreado, com temperatura em torno de 25ºC.

- Em seis a oito horas, o óleo vai se separar do leite. Ponha a garrafa na geladeira por três horas. O óleo vai se solidificar. Deite a garrafa e corte, o mais rente possível da linha do óleo, facilitando sua retirada.

- Coloque o óleo solidificado em um vidro de boca larga, com tampa.

Quando olhado contra a luz, o óleo vai ter uma coloração amarelada, que é o tom natural do óleo virgem de coco. O produto ficará líquido em temperaturas acima de 27ºC. Ele não necessita de refrigeração e tem duração de dois anos.


Daniela Meira - produtora de culinária Mais Você

3 comentários:

- Indi ' disse...

Muuuito bom o post!
Eu estou consumindo o oleo de coco em capsula e estou adorando os resultados!
Comprei as capsulas de oleo de coco em uma loja virtual recomendada por uma amiga www.econatuz.com.br é de confiança e qualidade, gosto muito dos produtos deles!
O oleo de coco é tudo de bom!!!

Viver intensamente disse...

Muito interessante essa matéria, eu estou começando a usar o oléo.

Paulo disse...

FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE O ÓLEO DE COCO É TÃO BENÉFICO A SAÚDE, TENHO UM AMIGO QUE ME VISITOU E ESTÁ FAZENDO O USO, ESTÁ PERDENDO PESO, SEGUNDO ELE O MÉDICO JÁ TINHA PRESCRITO INSULINA, MAS COM TRÊS COLHERES DIÁRIAS O AÇÚCAR ESTÁ EM UM PADRÃO ACEITÁVEL,SALIENTANDO QUE O MESMO ESTÁ COMENDO DE TUDO, SÓ ESTOU ACHANDO UM POUCO CARO,MAS COMO TENHO ALGUNS COQUEIROS VOU TENTAR FAZER MEU PRÓPRIO ÓLEO, UM ABRAÇO A TDS.